Como a alimentação adequada previne doenças cardiovasculares



Como vai a saúde do seu coração?


Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil, sendo mais de 1100 mortes por dia.


Um dos fatores essenciais para garantir a saúde cardíaca é a qualidade da nossa alimentação.


Quando falamos de uma alimentação saudável, devemos considerar se os alimentos que você come oferecem os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, sendo saborosos e balanceados. Isso porque, uma alimentação adequada reduz os riscos de doenças do coração.


Uma alimentação colorida e rica em vitaminas e nutrientes reduz as chances do desenvolvimento de doenças as coração, e doenças como obesidade, alguns tipos de câncer e diabetes.


O excesso de gorduras, frituras, alimentos industrializados feitos com gordura trans e de carboidratos refinados, podem ser um vilão e causar o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, aumentando o risco de infartos e AVC, além de pressão alta, dislipidemia, diabetes e obesidade.


Sendo assim, uma alimentação saudável pode reduzir os riscos de doenças, e se associada também a mudanças de hábitos de vida (atividade física, não fumar, beber com moderação), certamente haverá maior benefício à sua saúde.


Alimentos amigos do coração

· Alimentos que são ricos em ácido fólico, como, abacaxi, laranja, manga, cenoura, milho;

· Alimentos ricos em vitamina B6, como, melancia, uva, brócolis;

· Alimentos ricos em B12, como, peixes em geral;

· Consumo de fibras.


Alimentos inimigos do coração

Gorduras: as saturadas facilitam o aumento do colesterol LDL, e estão presentes margarinas, óleos e alimentos processados por exemplo;

Açúcar: o excesso de açúcar no sangue pode elevar os níveis de glicemia no sangue e causar diabetes, fator de risco as doenças cardiovasculares;

Sal: muito sal favorece o aumento da pressão arterial;

Álcool: o consumo do álcool em excesso favorece o aumento da pressão arterial, e glicemia.

Quer melhorar sua qualidade de vida, investir em saúde e longevidade? Procure o Cardiologista e o Nutricionista. Essa dupla lhe trará inúmeros benefícios! Agende agora sua consulta clicando aqui


Dra. Claudia da Rocha Scalisse

Cardiologista e membro do Acesso Saúde

CRM 129286

Redação – por Kellen Melo

Posts Em Destaque