Saiba quais exames de rotina toda mulher deve fazer
Atenção, mulheres! Precisamos conversar sobre os exames femininos de rotina!
Mesmo que você tenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e cuide bem de si, é necessário se precaver.
A realização de um check-up anual já deve fazer parte da rotina de qualquer mulher após os 18 anos.
Porém, muitas mulheres desconhecem a importância da realização de outros exames de acordo com sua faixa etária ou seu estado de saúde.
Os exames de rotina são importantes para identificar se o corpo está funcionando corretamente conforme o esperado e, caso contrário, tomar medidas de prevenção ou realizar tratamentos para a cura de doenças.
Alguns exemplos de exames que podem ser solicitados na rotina ginecológica são:
Ultrassonografia pélvica
A ultrassonografia pélvica é um exame de imagem que permite observar os ovários e o útero, ajudando na detecção precoce de algumas doenças, como ovários policísticos, útero aumentado, endometriose, sangramento vaginal, dor pélvica, gravidez ectópica e infertilidade.
Este exame é realizado através da introdução de um transdutor na barriga ou dentro da vagina.
Papanicolau
O exame de papanicolau, também conhecido como exame preventivo, é feito através de uma raspagem do colo do útero e a amostra coletada é enviada para o laboratório que seja feita a análise, permitindo identificar infecções vaginais e alterações na vagina e no útero que podem ser indicativos de câncer. O exame não dói, mas pode haver desconforto quando o médico faz a raspagem das células do útero.
O exame deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano e é indicado para todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual ou que têm idade superior a 25 anos.
Rastreamento infeccioso
O rastreamento infeccioso é um dos principais exames que permitem identificar doenças e infecções sexualmente transmissíveis, como: HIV, herpes, sífilis, clamídia e gonorreia.
Pode ser realizado através de exame de sangue ou por meio da análise microbiológica da urina ou de secreção vaginal.
Colposcopia
A colposcopia é um exame ginecológico extremamente importante para avaliar o trato genital inferior feminino: a vulva, a vagina e o colo de útero. Algumas lesões podem ser encontradas e evoluir para complicações sérias.
Por isso é importante realizar exames preventivos com frequência.
Esse exame não dói, mas pode causar um certo desconforto, normalmente ardor, quando o ginecologista aplica uma substância para visualizar possíveis alterações no útero, vagina ou vulva da mulher.
Histerossalpingografia
É um exame de raio-X em que é utilizado contraste que permite observar o colo do útero e as trompas de Falópio, identificando possíveis causas da infertilidade, além da salpingite, que é a inflamação das trompas uterinas.
Ressonância magnética
Podendo ser realizada até mesmo por gestantes, não tendo, portanto, um número máximo de vezes a ser realizado com algum efeito colateral que seja descrito na literatura corrente específica.
A ressonância magnética permite observar, com boa resolução, imagens das estruturas genitais para a detecção de alterações malignas, como miomas, cistos ovarianos, câncer de útero e vagina.
É uma avaliação completa, contudo.
Laparoscopia diagnóstica
Hoje, a Laparoscopia é rotineiramente indicada em procedimentos realizados: cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, colecistectomia, cirurgia do refluxo gastroesofágico, cirurgias de hérnias de parede abdominal.
A laparoscopia diagnóstica ou videolaparoscopia é um exame que, através do uso de um tubo fino e com luz, permite a visualização dos órgãos reprodutores dentro do abdômen, permitindo identificar endometriose, gravidez ectópica, dor pélvica ou causas de infertilidade etc.
Ultrassonografia da mama
O câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil. É também o tipo câncer que mais acomete mulheres no mundo inteiro.
O exame é realizado geralmente quando a mulher tem desconforto na mama ou se a paciente possui casos de câncer de mama na família.
A emissão de um tipo específico de som ajuda o especialista a obter uma imagem detalhada da mama e a identificar eventuais alterações.
Para realizar o exame, a mulher deve permanecer deitada numa maca, sem blusa e sutiã, para que o médico passe um gel sobre as mamas e em seguida passe o aparelho, observando simultaneamente na tela do computador se existem alterações.
A ultrassonografia da mama é um exame capaz de analisar minuciosamente pequenas lesões que são difíceis de observar e assim auxilia no diagnóstico do câncer de mama.
É necessário lembrar que esse exame NÃO substitui a mamografia, que também deve ser realizada.
Agende sua consulta com ginecologista no Acesso Saúde e tenha seus exames em dia!
Além disso, você pode fazer um check-up completo de acordo com a sua idade com um preço que cabe no seu bolso.
Comments