Psoríase - manchas vermelhas com escamas na pele
A psoríase é uma doença inflamatória crônica de pele que causa sintomas, como manchas vermelhas e ressecadas, que podem causar sensação de coceira, ligeira queimação ou dor.
Tipos e sintomas de psoríase
A maioria dos casos é caracterizado por ter manchas vermelhas e ressecamento na pele, contudo há outros tipos, como:
Psoríase vulgar - caracteriza-se pela presença de placas vermelhas, com escamas brancas ou prateadas, que podem ter vários centímetros de tamanho.
Psoríase gutata - é mais comum em crianças, adolescentes e jovens adultos, e é a presença de manchas em forma de gota na pele.
Psoríase pustulosa - acontece quando surgem pequenas bolhas na pele com pus, junto com as manchas de psoríase.
Psoríase invertida - as manchas da psoríase surgem apenas em locais úmidos, como axilas, virilhas, região do umbigo ou couro cabeludo.
Psoríase ungueal - acontece quando a doença afeta principalmente a região das unhas, provocando ondulações nas unhas, manchas e unhas enfraquecidas.
Diagnóstico da psoríase
O primeiro sinal da psoríase, geralmente, é o aparecimento de manchas vermelhas na pele, que podem sumir ao longo do tratamento, mas voltar a qualquer momento, especialmente em momentos de maior estresse.
Seu diagnóstico geralmente é realizado por meio da observação dos sintomas na pele e avaliação do histórico familiar de saúde da pessoa.
Principais locais que são afetados
As manchas de psoríase são mais comuns em alguns locais específicos, como:
· Braços, cotovelos e mãos
· Pernas e joelhos
· Couro cabeludo, próximo da nuca e na testa
· Órgãos genitais
· Fundo das costas
· Barriga e umbigo
Apesar disso, a psoríase pode surgir em qualquer área do corpo podendo variar de pessoa para pessoa. Portanto, o ideal é assim que surgirem alterações na pele, seja consultado um dermatologista.
O que pode causar a psoríase
As causas especificas ainda não são conhecidas, contudo, sabe-se que a doença é causada por algum desiquilíbrio do sistema imune da pessoa.
Isso quer dizer então, que não é uma doença contagiosa ou provocada por algum vírus.
Alguns fatores que parecem aumentar as chances de desenvolver psoríase incluem:
· Pancadas e outros traumatismos na pele
· Hábitos como tabagismo ou alcoolismo
· Infecções por vírus ou bactérias
· Uso de remédios, especialmente antimaláricos, lítio ou betabloqueadores.
Tratamentos para a doença
A psoríase não tem cura, mas tem tratamento para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa que tem psoríase.
Para entender o melhor tratamento o ideal é a partir dos primeiros sinais, consultar um dermatologista para que seja iniciado os cuidados.
Comentários