Você sente dor lombar? Descubra quais são as causas
A lombalgia ou mais conhecido como dor lombar, é uma das principais queixas em consultórios médicos. Ao menos, 80% das pessoas já tiveram ou terão a dor pela menos uma vez durante a vida.
Agende sua consulta clicando aqui.
O que é a dor lombar?
É uma dor na região da coluna vertebral na sua parte mais baixa (abaixo das costas e próximo a bacia).
Como saber se é dor lombar?
A dor lombar, geralmente, surge como dor na coluna lombar ou dor que desce para as pernas ou nádegas.
Como estão na parte inferior da coluna, são elas que suportam a maior parte do peso do corpo. É por isso que 70% das dores na coluna acontecem na região lombar.
Algumas causas da dor lombar
Artrose de coluna
Acontece quando as vértebras começam a formar pontas de ossos – o conhecido “bico de papagaio”- e acaba machucando os músculos e nervos no local, causando dor.
Espondilolistese
Quando a vértebra se desloca – para frente ou para trás – e pode acabar comprimindo um nervo.
Hérnia de disco
Acontece quando o disco vertebral – o ‘amortecedor’ – se desliza e comprime o canal medular, por onde passam os nervos causando dor.
Estenose
Dentro da coluna existe um canal, onde passam os nervos que chegam as pernas. Estenose é quando este canal está comprimido, assim, os nervos ficam “apertados” e as dores aparecem.
Discopatia
Os discos que separam as vértebras da coluna lombar se desgastam, perdem elasticidade e altura. Isso diminui a mobilidade/movimentação da coluna (fica mais rígida) e faz com que a pessoa sinta dores ao se movimentar.
O seu tratamento
O uso de analgésicos prescritos pela equipe médica consegue resolver grande parte das dores quando associado a prática de uma atividade física orientada e fisioterapia.
A fisioterapia é uma das técnicas de tratamento indicada. Ela funciona no quesito de analgésico (aliviar dores mais agudas) e na reabilitação, para melhorar a postura, musculatura abdominal, pelve entre outros.
Assim a pessoa não terá dor, evita o desgaste das estruturas da coluna e novas crises de dor. Uma minoria dos casos será necessário tratamento cirúrgico.
Na Clínica Acesso Saúde temos a Fisioterapia Popular onde é possível realizar o seu tratamento.
Agende sua consulta clicando aqui.
Comments