Saiba os sinais de insolação e o que fazer



Final de ano, verão, família e calor é o que todo mundo gosta nas férias.


Passar o dia na beira mar, junto com os amigos já é tradição de muitos brasileiros nessas épocas mais festivas.


Mas passar muitas horas exposto ao sol pode ser ruim para a saúde e causar maus, como queimaduras, envelhecimento precoce da pele, manchas, câncer de pele e a insolação.


Clique para agendar uma consulta com clínico geral.


O que é a insolação?

A insolação é uma situação aonde aparece vermelhidão na pele, dor de cabeça, febre e em alguns casos específicos até alteração nos níveis de consciência que podem surgir devido ao aumento rápido da temperatura corporal.


Por conta do aumento rápido da temperatura do corpo podem surgir sinais da insolação, como a já mencionada, sensação de mal estar geral, além de outros sintomas que também são graves, como desmaios, desidratação e convulsões.


Por isso é sempre válido tomar alguns cuidados antes de se expor ao sol.


· Evitar muitas horas de exposição ao sol – entre 12h e 16h

· Usar protetor solar

· Usar chapéus ou bonés

· Usar roupas largas

· Beber sempre água


Causas de insolação

A causa maior da insolação é muita exposição ao sol por muito tempo sem uso de proteção, como o protetor solar ou chapéu; isso faz com que o corpo aumente sua temperatura e cause os sintomas da insolação.

Além disso, ela pode acontecer devido a situações aonde há o aumento rapidamente da temperatura do corpo, como em práticas excessivas de atividade física, ambientes muito quentes ou uso de muitas roupas.


Perigos da insolação para a saúde

A insolação acontece quando a pessoa fica exposta por longos períodos ao sol e ao calor ou como consequência do aumento rápido da temperatura corporal, levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas indicativos de insolação, como dor de cabeça, tontura e mal-estar.


Apesar de os sintomas da insolação, como a dor de cabeça, mal-estar e tontura, muitas vezes, serem leves e passarem ao longo do tempo, a insolação pode ter riscos a saúde, como:


· Queimaduras de 2º ou 3º grau

· Vômitos

· Diarreia

· Aumento do risco de infecção, devido ao fato de ocorrerem queimaduras

· Desidratação

· Alterações nervosas, como convulsões


O que fazer em caso de insolação?

É importante que a pessoa que esteja com insolação fique em um local arejado e sem sol. É importante também beber bastante água para evitar desidratação.


Em casos aonde os sintomas são mais graves, como tonturas, dor de cabeça e vômito, por exemplo, é importantíssimo a ida ao médico para que seja feita uma avaliação.


Na dúvida sempre consulte um profissional da saúde.


Clique para agendar uma consulta com clínico geral.

Posts Em Destaque
Posts Recentes