Como se preparar emocionalmente para um novo ano?



O ano novo vem aí, novas histórias para serem contadas, novos desafios e mudanças. Os filhos crescendo, o emprego com novo chefe e a dieta prestes a ser preparada.


Entre todas essas metas e nova fase ao novo ano que chega é preciso se preparar emocionalmente para saber lidar de forma tranquila com tanta novidade que vem por aí.


Clique aqui para agendar a sua sessão com psicólogo.


Conseguir lidar com as emoções nesse momento, é essencial para enfrentar tudo com calmaria e positividade.


Nessa virada de ano, muitas coisas podem passar pela cabeça. São sentimentos de alegria, medo, força, vergonha, fracasso, poder e eles podem surgir à tona sem dar licença.


Mas como se cuidar para que eles não nos peguem de “surpresa” e cause reações inesperadas?


Neste artigo, você pode acompanhar alguns insights para passar por essa virada de forma que esteja emocionalmente estável.


Expresse seus sentimentos

Expresse o que você sente, assim se sentirá mais livre e não ficará com sentimentos guardados em um lugar que não tem de aonde tirar.


Por isso, fale o que sente. Fale com você! Mesmo que seja no seu quarto para o espelho ou em uma meditação.


Converse com alguém querido ou simplesmente faça um diário aonde poderá fazer reflexões e desabafar para ele.


Com a terapia isso também é possível, é uma excelente ferramenta para esse processo de autoconhecimento e expressões de sentimentos.


Trabalhe o gerenciamento das emoções

Comece a observar para ser capaz de dizer como você está se sentindo de verdade. O ser humano pode sentir diferentes sentimentos e não somente os mais conhecidos. As crianças fazem isso muito bem.


Reaprenda a ir além. Quando se sentir bem, pergunte para você mesmo: bem como? Feliz? Animado? Esperançosa? Em paz? Comece a entender mais suas emoções.


Busque o autocontrole

Há atividades que podem ajudar a desenvolver o autocontrole. Mesmo que você não tenha, pode adquirir ao aprender domar os seus sentimentos.


O autocontrole não é negar as emoções, mas evitar que eles se sobressaiam e te prejudique em tomadas de decisões.


Algumas atividades podem te ajudar a lidar melhor com as suas emoções, trabalhando o autocontrole, disciplina, equilíbrio e os impulsos de ações:

  • Meditação

  • Yoga;

  • Caminhada

  • Corrida

  • Exercícios físicos

  • Atividades artesanais

Além disso, trabalhar a empatia ao se colocar no lugar dos outros e respeitar suas limitações te ajudam a ser mais forte para lidar com sabedoria pelo que tiver que passar.


Aceite seu processo, se respeite e cultive o auto amor.


E se você quiser ajuda para começar 2022 com esse sentimento de força e boas energias, você pode iniciar o processo de terapia para te ajudar a cuidar das suas emoções e sentimentos.


No Acesso Saúde há sessões on-line também.


Clique aqui para agendar a sua sessão com psicólogo.


Posts Em Destaque
Posts Recentes