• Kellen Melo

4 tipos de Aparelho Ortodôntico


Nos dias atuais é muito comum você ver alguém com aparelho nos dentes. Ele tem uma função estética grandiosa, pois muitas vezes aumenta a autoestima de quem usa.


Mas algumas das suas principais funções são, corrigir os dentes tortos e desalinhados, prevenir a oclusão dentária (quando os dentes superiores e inferiores se tocam ao fechar a boca) e corrigir a mordida quando é errada.


Seu tempo de uso, varia muito do caso, pois há alguns pacientes que precisam usar por meses e outros por mais tempo; depende do tratamento definido.


Além disso, com o aparelho, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados.


Tipos de aparelhos

Há diferentes tipos de aparelhos e cada um vai ser adequado com o problema do paciente, levando-o para um sorriso mais bonito. Alguns deles, são:


1. Aparelho fixo

Os aparelhos fixos são usados para fazer o alinhamento dos dentes, colocando-os no lugar. Seu uso faz a necessidade de maiores cuidados com a higiene bucal. Deve-se usar escova interdental e fio dental para evitar o acúmulo de comida no aparelho que podem formar placas bacterianas.


Nos aparelhos ortodônticos fixos é necessário realizar a manutenção mensal para avaliação do dentista e ajustes.


2. Aparelho fixo estético

Ele também é utilizado para corrigir os dentes, sendo feito por fios e braquetas (quadradinhos). Contudo, são mais discretos, produzidos com um material mais transparente, como safira ou porcelana, ficando praticamente invisível junto aos dentes.


3. Aparelho lingual

Tem as mesmas funções dos anteriores: causar o alinhamento dos dentes. Porém ele é colocado na parte interna dos dentes, em contato com a língua.


É indicado para pessoas que praticam esportes, como boxe e futebol, por exemplo.


4. Aparelho móvel

O aparelho móvel, é bastante indicado para crianças com até 12 anos ou que não tenha a dentição definitiva.


Ele é usado para estimular alterações na estrutura óssea e manter os dentes na posição correta.


Também precisa de manutenção mensal.


Cuidados após colocar o aparelho nos dentes

É importante cuidar da higienização bucal, utilizando fio dental e escova interdental que facilita a limpeza entre os dentes.


Além de evitar alimentos duros ou pegajosos para não danificar o parelho e favorecer bactérias, como chicletes e caramelo.


E, vale ressaltar a importância do tratamento preventivo dos dentes e da cavidade bucal, como câncer de boca, com a visita regular ao dentista.

Para agendar sua consulta com dentista clique aqui e cuide-se! Estamos abertos tomando todos os cuidados necessários para te atender.


Por - Kellen Melo


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

PARCEIRA

Responsável Técnica: Dra Roseli Folchini Boross - CRM: 59.032/SP | Responsável Técino Odontológico: Ricardo Teruo Morishita - CROSP: 66111

© 2021 por GC. 

Visualize nossa Política de Privacidade para exclarecimentos sobre nosso site.