• Kellen Melo

O que faz o ortopedista?




Você já pode ter ouvido falar muito sobre esta especialidade, mas talvez não tenha tinha uma explicação mais detalhada sobre essa especialidade essencial para a saúde.


A ortopedia é a especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de lesões que afetam todo o sistema locomotor do ser humano, ou seja, todos as doenças e traumas que podem atingir os músculos, ossos, articulações e ligamentos.


Clique aqui para agendar sua consulta com ortopedista.


Desta forma, o médico ortopedista é preparado e tem todo o conhecimento para lidar com a realização de procedimentos e até cirurgias que estejam relacionadas ao sistema locomotor.


Este profissional atua no tratamento, prevenção e estudo de problemas que afetam os ossos, músculos, ligamentos, tendões e articulações. Na sua rotina, ele:


· Realiza as consultas

· Realiza diagnóstico

· Solicita exames

· Faz estudo de casos

· Realiza tratamentos

· Prescreve medicamentos

· Faz acompanhamento de pacientes

· Realiza cirurgias

· Faz encaminhamentos para outras especialidades

· Atua em tratamentos preventivos

· Entre outros

Principais doenças tratadas pelo ortopedista

Muitas das vezes, a pessoa tem dúvida sobre quando procurar o ortopedista por não saber o que exatamente o médico trata. Mas, no geral, ele cuida de todas as estruturas ligadas a locomoção humana.


Desta forma, ele atende pacientes que têm problemas de má formação ou disfunção, ou também aqueles que desenvolvem complicações ao longo da vida, ou sequelas de traumas e acidentes.


Os ortopedistas são especializados em partes do corpo. Têm alguns que cuidam das mãos e punhos ou de fraturas, por exemplo.


Enfim, alguns dos problemas que o ortopedista pode tratar, são:


· Artrose

· Problema de crescimento

· Lombalgia

· Joanete

· Bursite

· Hérnia de disco

· Ruptura de ligamento

· Entorses

· Pé diabético

· Lesões

· Fraturas

· Entre outros


Também é bastante comum o ortopedista atuar junto de outros profissionais, como o fisioterapeuta, para o melhor tratamento e seus resultados.


Para saber quando procurar o ortopedista, alguns sintomas podem evidenciar essa necessidade através de sinais que merecem atenção, como:


· Dores frequentes em articulações

· Dores frequentes em músculos e ossos

· Limitações dos movimentos

· Dores nas costas

· Cansaço excessivo

· Calor nas articulações

· Deformações

· Sensações dolorosas

· Redução da flexibilidade e das articulações


Além de, a consulta ser extremamente importante após algum trauma ou acidente. Ou caso haja histórico familiar ou problemas no sistema locomotor, especialmente na terceira idade.


Agende sua consulta

Portanto, sempre que houver incômodos, limitações de movimentos, acidente, trauma ou chance de haver alguma doença ortopédica, procure um profissional. Somente assim, você se previne e/ou se cuida de possíveis doenças.


Clique aqui para agendar sua consulta com ortopedista.


Posts Em Destaque