• Kellen Melo

Por que fazer o ultrassom transvaginal?



Este exame, o ultrassom transvaginal é simples e muito importante para avaliar toda a região pélvica da mulher (ovários, útero e tubas uterinas).


Ele enxerga alguns sinais que podem indicar doenças, como sangramento vaginal e dor pélvica.


O que o ultrassom transvaginal identifica

  • Cistos

  • Infecções

  • Causas de sangramento vaginal

  • Câncer

  • Pode ser possível identificar gravidez

  • Examina a placenta

Quando fazer este exame?

O ultrassom transvaginal deve ser realizado anualmente de forma preventiva por toda mulher de acordo com a recomendação médica, além de ser realizado no período de pré-natal.


Como ele é feito?

Durante o exame de imagem, o médico especialista insere um aparelho de ultrassom na região vaginal para ter imagens de toda a região pélvica. O procedimento é rápido, dura em torno de 30 minutos.


Como se preparar para o exame?

Vale a pena ir com roupas leves e confortáveis. Caso haja algum preparo específico, o paciente é comunicado com antecedência.


Dói para fazer o ultrassom transvaginal?

Ele é um exame de rotina de toda mulher. E geralmente, não dói, pois ele é simples e indolor.


Por que fazer o ultrassom transvaginal na gravidez?

Porque ele é um exame que pode ajudar a confirmar a gravidez e a verificar a idade gestacional. Além disso, ele avalia todo o útero e analisa se o embrião está no local correto etc. Mas tudo depende de paciente para paciente com os aspectos avaliados pelo médico.


Fale com seu médico

Sempre tire todas as suas dúvidas com seu ginecologista de confiança, assim você chega mais preparada para a realização dos seus exames que são essenciais para uma vida saudável. Clique aqui para agendar sua consulta.


Redação - Kellen Melo


Posts Em Destaque