• Kellen Melo

Março Lilás: " Prevenção contra o Câncer de Colo de Útero"



Apenas em 2020, a estimativa foi que tiveram quase 17 mil casos de câncer de colo de útero (INCA); a doença do mês representada pelo laço lilás.


O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero, também é conhecido como câncer cervical, é causado por uma infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).


Esta infecção genital é muito frequente e, muitas das vezes, não causa doença, mas em alguns casos acontece alterações celulares que podem se tornar câncer.


Como identificar e Sintomas do câncer:

Por ser uma doença silenciosa dificilmente vai se descobrir o caso sem a identificação através do exame de papanicopau ou descobrirá apenas em estágios mais avançados da doença. Por isso a importância da frequência ao ginecologista de forma precoce.


Contudo, o câncer pode causar alguns sinais, como:


1- Sangramento vaginal sem motivo e fora do período menstrual

2- Corrimento vaginal com mau cheio ou corrimento marrom

3- Perda rápida de peso

4- Sangramento durante as relações sexuais


Como se prevenir?

A principal maneira de se prevenir contra o câncer de colo de útero é evitar a infecção pelo HPV, através do uso de preservativo em todas as relações sexuais.


Além disso, é importante, evita fumar, fazer a higienização íntima correta e tomar a vacina contra o HPV, que começam em meninos e meninas entre 9 aos 14 anos.


Além disso, outra maneira importante de se prevenir é fazendo o rastreio ginecológico anual através de exames preventivos, como o Papanicolau, que possam identificar alterações precoces que possam dar sinais do câncer de colo de útero, o que aumentam suas chances de cura.


Faça seus exames de forma preventiva e faça sua consulta anual com o ginecologista, clique aqui para agendar.


Dra Maria Teresa

Ginecologista e membro do Acesso Saúde

CRM 92.981

Redação – por Kellen Melo


Posts Em Destaque