• Kellen Melo

Exames de vista que você precisa fazer para se prevenir



Veja abaixo alguns dos exames mais comuns de visão e entenda para que cada um serve dentro dos tratamentos oftalmológicos.


Clique aqui para agendar a sua consulta


Exames de vista mais comuns


Exame de refração

Ele é bastante utilizado pelo oftalmologista, e ele determina a capacidade de a pessoa enxergar e define o grau dos óculos.


Acontece que ele analisa os erros de refração no olho, o que podem causar problemas, como astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia.


Exame de fundo de olho

Ele é o exame de mapeamento de retina. Ele avalia o disco óptico, a retina, coroides e vasos sanguíneos para detectar problemas, como, hipertensão no globo ocular, desdobramento de glaucoma e diabetes.


O exame é realizado com equipamentos, como o oftalmoscópio, que avalia as condições do fundo do olho através de uma lente especial que aumenta a imagem muitas vezes.


Teste Ortóptico

Este exame avalia os músculos conectados à movimentação dos olhos e analisa as alterações sensoriais.


Assim, ele é recomendado para avaliar a posição do olhar, alinhamento dos olhos e detectar doenças, como ambliopia e estrabismo.


Topografia de córnea

Este exame faz o faz o mapeamento topográfico do relevo da córnea e estabelece a curvatura corneana.


Ele serve para detecção os erros de refração da córnea e acontece, especialmente antes de cirurgias, como a de miopia, catarata e astigmatismo.


Sinais de que precisa consultar um oftalmologista

Apesar de que os exames de vista sejam essenciais para identificar qualquer problema que seja, é importante, alguns sintomas podem te ajudar a identificar a necessidade de consultar um médico, como:


· Lacrimejar em excesso

· Sensibilidade a luz

· Visão dupla

· Visão cansada

· Olhos avermelhados

· Formação de sombras nos olhos

· Ver um halo de luz ao redor do olhar

· Sentir muita dor de cabeça

· Sentir dor nos olhos

· Sentir vontade de esfregar os olhos frequentemente

· Precisar apertar os olhos para focar bem


Tratamento para problema de visão

Ao final do exame de vista, o médico avalia os resultados dos exames e diz o diagnóstico, se vai ser preciso usar óculos, colírio, passar por algum procedimento cirúrgico etc, tudo para ajudar na correção da visão e que a pessoa possa enxergar melhor.


Consulte um oftalmologista

Na dúvida, sempre consulte um oftalmologista, pois a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar qualquer problema de visão.


Além disso, vale ressaltar a importância de visitar este profissional de forma regular.


Clique aqui para agendar a sua consulta



Posts Em Destaque