8 de março: A importância da saúde da mulher


Trabalhar, muitas das vezes, hoje, em home office, cuidar do filho, buscar na escola, ir para a reunião, lavar a roupa, é tanta coisa para fazer que quase não sobra tempo para a mulher cuidar da saúde.


E hoje, dia 8 de março, é dedicado ao Dia Internacional da Mulher, aquela que representa mais da metade da população brasileira.


Esta data é dedicada principalmente para alertar os cuidados com a saúde da mulher em todas as fases da sua vida e a importância de enxergar a saúde sempre em primeiro lugar, para que assim possa viver bem e saudável.


Confira alguns alertas especiais que preparamos para todas as mulheres leitoras desse post:


Quando foi a última vez que você visitou um médico?

Você se recorda quando foi a sua última consulta médica? Quais exames laboratoriais e de imagem você fez?

Toda mulher independente da idade que tiver, deve visitar o ginecologista a partir do início da primeira menstruação e segue com visitas regulares durante os próximos anos.


Além disso, os exames e a quantidade de visitas ao ginecologista variam de acordo com cada necessidade, de paciente para paciente, seja através, por exemplo, do histórico clínico. Por isso a importância de fazer o acompanhamento para conversar com o seu médico de confiança.


E sempre se lembrando que a melhor forma para evitar doenças é através da prevenção.


Existem exames essenciais?

Todos os anos é imprescindível fazer um check-up. Momento em que a paciente passa por consulta e uma bateria de exames ginecológicos para avaliar a saúde em um total, para fazer o rastreio de doenças e, se necessário, realizar tratamento precoce.


Alguns exames são essenciais de acordo com cada idade e recomendação médica, como, por exemplo, o papanicolau, que detecta alterações nas células do colo do útero; o rastreamento do câncer de mama, para diagnosticar o câncer de mama; o ultrassom transvaginal, para detectar doenças, como miomas e cistos nos ovários, a densitometria óssea, para diagnosticar alterações nos ossos; além dos exames laboratoriais.


Lembrando que cada importância se dá ao que o médico especialista indicar.


Saúde mental e equilíbrio

Os cuidados com a saúde física são essenciais, ademais, os com a mente também. A mente está ligada diretamente ao corpo e através dela saudável é possível viver com mais ânimo, bom humor e alegria.


Alguns pontos a se prestar atenção é no quanto você dedica tempo da sua vida a você. Fazendo atividades que lhe façam bem, como ouvir uma música, ler um livro ou viajar.


Além disso, mesmo na correria do dia a dia, alguns cuidados podem ser tomados, como tornar a prática de atividade física parte da rotina, dormir bem, ter uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes, e gerenciar seus pensamentos para enviar estresses.


Na dúvida

Quando estiver em dúvida, não pense duas vezes e cuide da sua saúde. Cuidar de você é amar os seus próximos, para viver por muito tempo com saúde ao lado deles.


Para agendar agora, clique aqui.


Por- Kellen Melo

Posts Em Destaque