Sopro no Coração: o que é?
O sopro é o nome dado a um ruído semelhante ao sopro do vento, produzido pelo coração durante o exame cardíaco. Ele acontece em decorrência do sangue passando em um orifício menor do que deveria. Pode aparecer de forma congênita, como sequela de alguma doença do coração ou até mesmo em consequência da idade. Geralmente, surge em bebês já nos primeiros dias de vida.
O sopro no coração não é identificado como uma doença, mas pode indicar uma anomalia cardíaca. Por isso, pessoas com ela precisam fazer exames regularmente para que se possa verificar a situação.
Tipos de sopros
Existem dois tipos de sopros: o normal, comum em bebês e crianças que geralmente já nascem com ela, e o anormal, que é um pouco mais grave e acontece em consequência de alguma doença cardíaca, em adultos.
Causas
Até hoje não existe uma explicação exata para a causa do sopro no coração. Mas pode ocorrer também por conta da febre reumática que é causada por uma bactéria, ou até mesmo por algumas doenças cardíacas, como endocardite, calcificação da válvula, prolapso da válvula mitral.
No período neonatal o sopro pode aparecer, mas em alguns casos desaparece em alguns dias. É importante realizar exames como o ecocardiograma com frequência para verificar o estado.
Além disso, o sopro normal pode ocorrer em pessoas que não tiveram esse problema antes e em algumas situações, como:
Gravidez
Atividades físicas
Febre
Sinais
O sopro no coração traz alguns sinais, além do som óbvio de sopro, que pode indicar também doenças cardíacas. Confira:
Falta de ar
Tosse crônica
Pele azulada
Fígado inchado
Falta de apetite
Dor no peito
Tontura
Desmaio
Tratamento
O sopro no coração não requer um tratamento específico, somente em casos de estágio anormal que necessitam de cirurgia para correção. Para identificar, o paciente precisa fazer exames solicitados pelo seu médico.
A ClínicaMed tem mais de 20 especialidades médicas e exames agende já a sua consulta pelo nosso site.