Conheça os tipos de Câncer de Pele
top of page

Conheça os tipos de Câncer de Pele


Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o câncer de pele é o que mais tem incidência no Brasil e corresponde 33% de todos os diagnósticos da doença no país. O dado mais alarmante vem da OMS (Organização Mundial da Saúde), que estima que até 2030 existam 17 milhões de mortes por ocasionadas pela doença.

Ele é causado pelo crescimento anormal de algumas células que compõem a pele. O número de ocorrências aumenta a cada ano e os tipos são divididos em dois grupos melanomas e carcinomas, e dentro deles outros tipos.

As pessoas com a pele mais clara têm mais chances de ter a doença, por se queimarem com mais facilidade. Além disso, a hereditariedade também pode ser um fator determinante para o desenvolvimento dele. Pessoas com registro de familiar com a doença deverá realizar exames preventivos com mais frequência. Conheça os três tipos mais comuns:

Carcinoma basocelular (CBC): o tipo de câncer mais comum, surge na camada mais profunda da epiderme e tem cura, se caso for detectado precocemente. Pode surgir no face, ombros, couro cabeludo e pescoço.

Carcinoma espinocelular (CEC): segundo tipo mais comum, surge nas células escamosas e pode aparecer em qualquer área do corpo, no entanto, a incidência maior é nas partes mais expostas pelo sol.

Melanoma: esse tipo de câncer tem o maior índice de mortalidade, mas as chances de cura são de 90%. Tem a aparência de uma pinta ou sinal na pele que podem causar sangramento e variação de cor e tamanho.

Além dos citados acima, ainda existem os tipos de câncer menos comum, em que a incidência é muito menor e até mesmo rara:


  • Carcinoma de Células de Merkel

  • Sarcoma de Kaposi

  • Linfomas Cutâneos

  • Tumores Anexiais

  • Sarcomas


PREVENÇÃO

Para evitar a doença a prevenção tem que ser feita desde os primeiros anos de vida, com simples passos no dia a dia, evitando a exposição ao sol e o uso do filtro solar. O ideal é não se tome sol das 10h às 16h, por conter maior quantidade dos raios UVA e UVB. O filtro solar deverá ser aplicado todos os dias, mesmo quando a temperatura estiver baixa, e o fator acima de 30.

A indicação é que quando aparecer algum tipo de mancha ou verruga estranha na pele o paciente procure um dermatologista de confiança, pois só ele poderá fazer o diagnóstico correto.

Na ClínicaMed você encontra mais de 20 especialidades médicas e de exames, inclusive a dermatológica. Faça já o seu agendamento pelo site.


Fontes: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/cancer-da-pele/64/


http://portalfmb.org.br/2017/01/11/oms-estima-que-em-2030-exista-17-milhoes-de-mortes-pelo-cancer-de-pele/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page