O anticoncepcional faz mal?
top of page

O anticoncepcional faz mal?



Segundo pesquisa divulgada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, mais de 55% das mulheres que já tiveram filhos no Brasil não haviam planejado a sua gravidez. Observando esses dados que muitas vão atrás de alguns métodos contraceptivos por conta própria e sem consultar um bom ginecologista.

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre o uso do anticoncepcional e os seus fatores de riscos para a saúde. Algumas doenças já foram ligadas a ele e constantes alertas já foram são feitas por mulheres que fizeram o seu uso por longos ou pequenos períodos.


Mas afinal, o anticoncepcional faz mal? Um estudo interessante feito pela Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, analisou o número de casos de câncer de mama entre algumas mulheres entre 15 e 49 anos e se constatou que a doença foi 20% maior em pessoas que já haviam feito uso do medicamento. No entanto, os médicos ainda têm receio de fazer esse tipo de ligação com o medicamento.

O anticoncepcional foi criado na década de 60, nessa época foi um grande acontecimento para as mulheres, pois elas ganharam muito mais liberdade de escolha. Mas pouco tempo depois, alguns dos seus efeitos colaterais já foram apresentados. Muito pelas suas altas doses de hormônios, que entre as doenças mais perigosas, foi ligado ao câncer de mama. Com a evolução farmacêutica, esses níveis foram ajustados. No entanto, há alguns anos, ele voltou novamente a pauta pelos riscos que poderiam trazer.

O seu uso também está ligado a alguns benefícios como a melhora da pele, diminuição das cólicas, sintomas da TPM, evita a gravidez indesejada e também faz parte do tratamento de algumas doenças como, ovários policísticos.

Como o organismo e a adaptação de uma determinada medicação varia de pessoa para pessoa é importante consultar um bom ginecologista, pois só ele poderá dizer se você realmente pode ou não tomar o anticoncepcional e qual a melhor opção. Tudo isso baseado na sua experiência e nos exames que irá solicitar. Lembre-se: tomar medicamentos por conta própria pode colocar a sua vida em risco.

A ClínicaMed conta com mais de 20 especialidades médicas, entre elas a ginecologia. Marque já a sua consulta por um preço acessível.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page