• Kellen Melo

Você sabe quais exames são essenciais e devem ser realizados anualmente?




Quando foi a última vez que você fez exames de rotina? Os exames tanto laboratoriais quanto de imagem são essenciais para manter a prevenção de doenças e a saúde em dia. Inclusive, são acionados também para tratamentos. Mas quais são os exames que são imprescindíveis em um check-up? Veja agora alguns deles:


1. Exame de colesterol e glicemia

Com esses exames é possível avaliar alterações de concentração de gordura e açúcares no sangue. Assim, medir os níveis de colesterol e triglicérides para saber se o paciente tem chances de desenvolver diabetes.


2. Exame de urina

Serve para avaliar infecção do trato urinário.


3. Hemograma completo

É um dos exames mais importantes de todos dentro do check-up. Ele avalia a saúde em um todo e pode identificar diversos problemas, como anemia e infecções.


4. Dosagem de hormônio da tireoide

Avalia os níveis dos hormônios TSH e T4 livre e indica a presença de doenças na tireoide, glândula que tem funções excepcionais para o organismo.


5. Ultrassom

Serve para avaliar presença de doenças.


Exames da mulher

Realizado anualmente, alguns exames podem ser solicitados, como papanicolau, colposcopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. Com esses exames, o ginecologista consegue avaliar se a mulher tem algum cisto, infecção ou alteração.


Exames do homem

É importante que todo homem a partir dos 45 anos faça exames específicos como, ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA.


Cada caso, é um caso

Além dos exames acima, outros exames podem ser pedidos pelo médico, conforme necessidade, como raio-X de tórax, eletrocardiograma e exames oftalmológicos.


Com quanto tempo fazer os exames de rotina?

Geralmente um check-up é importante de ser realizado 1 vez por ano. Mas em pacientes com doenças específicas esse tempo pode ser menor dependendo da orientação médica, e outros exames podem ser sugeridos, como exames do coração, ureia, creatinina e ácido úrico.


Doenças que dão para prevenir

Com a realização dos exames é possível faze a prevenção de várias doenças, além de ficar com a saúde em dia, pois com os exames pode haver detecção de patologias e assim iniciar o tratamento o quanto antes para melhora. Algumas doenças que é possível prevenir com exames, são:


• Colesterol alto

• Diabetes

• Doenças cardíacas

• Hipertensão

• Obesidade

• Entre outras


Na dúvida, sempre converse com seu médico de confiança e lembre-se: realizar exames anualmente previne problemas futuros. Clique aqui e agende uma consulta com clínico geral.


Dra. Yeiny Ruiz

Clínico geral e membro do Acesso Saúde

CRM 195444

Redação – por Kellen Melo

Tags:

Posts Em Destaque