Saiba como o exame de PSA previne o câncer de próstata

Antígeno prostático específico (PSA) é um exame de sangue que mede uma proteína produzida pela próstata. É o método de rotina para rastreio do câncer de próstata.
Este exame é um dos primeiros solicitados quando há suspeita/sinais do câncer de próstata ou apenas para exame de rotina.
Isso porque, o câncer de próstata em estágio inicial não apresenta sinais, por isso é preciso sempre consultar o urologista de forma regular.
O PSA é feito através de uma amostra de sangue colhida e enviada ao laboratório para análise, as medições são feitas de acordo com a solicitação médica.
Contudo, alguns homens com valores alterados de PSAs pode também indicar outras doenças. E esses valores podem estar ligados a:
· Infecção da próstata (Prostatite)
· Aumento da próstata (Hiperplasia)
· Atividade sexual recente
Esses valores alterados de PSA podem indicar câncer de próstata, mas depende da idade e do nível de PSA.
É comum que homens mais velhos possam apresentar algumas células cancerosas em suas glândulas da próstata, essas que podem ser tratadas se houver cuidados precoces.
Quando é necessário um teste de PSA?
Recomenda-se a coleta entre os 50 a 74 anos sempre levando em conta os possíveis riscos e benefícios.
Os homens com menos de 50 anos ou mais de 75 anos raramente precisam de um teste de PSA, a menos que tenham um alto risco de câncer de próstata.
· Histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio)
· Obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer
No caso da presença de câncer na próstata, o valor de PSA ainda pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser sempre confirmada com a realização de exames complementares ao diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.
Fale com o urologista
Na dúvida, sempre consulte um médico e cuide da sua saúde para ter uma vida saudável e livre de doenças.
Para entender mais sobre o Câncer de Próstata leia este artigo.
Comments