Quando levar a criança ao pediatra?



Quando falamos de criança saudável é essencial juntar essa ideia a de leva-la ao médico pediatra para avaliar questões do seu desenvolvimento, altura, peso, frequência cardíaca, fala e temperatura.


O pediatra é o médico responsável por cuidar e tratar crianças em toda a sua fase da infância para que cresça de forma saudável e feliz.


Agende agora a consulta com pediatra clicando aqui.


A partir disso, o médico especialista, o pediatra, determina quais exames são necessários fazer, portanto, cada consulta é individualizada separada por fases da vida:

  • No primeiro ano de vida, as consultas devem ser mensais

  • No 2º e 3º ano de vida, a cada três meses

  • Do 3º ao 5º ano de vida a cada seis meses

  • Depois, pelo menos, uma vez ao ano

Os exames que são mais comuns

Existem alguns exames que são essenciais para esta fase da vida, como:


Teste do pezinho (triagem neonatal)

O teste deve ser realizado após as primeiras 48 horas e até o 5º dia de vida do bebê. O teste pode identificar doenças no recém-nascido, como Fenilcetonúria (pode causar deficiência mental), Hipotireoidismo – doença que compromete o desenvolvimento físico e mental; Hemoglobinopatias – são doenças que atingem o sangue causando alterações da hemoglobina (substância do sangue) dificultando a circulação e pode afetar todos os órgãos.


Análise de fezes

Identifica a presença ou não de muco anormal, parasitas e sangue oculto nas fezes, que podem representar doenças graves.


Exame de urina

Este exame tem várias finalidades, como a presença de infecções, bactérias, perda de proteínas ou nível de alterações renais.


Hemograma

É um exame que aponta diversas doenças na infância, como anemias, infecções e doenças crônicas.


Glicemia e insulina

Os exames de glicemia e insulina servem para verificar se a diabetes da criança vai bem, inclusive porque a diabetes na infância é um problema grave que está bastante comum.


Colesterol e triglicérides

As doenças do coração, geralmente, são de histórico familiar ou quando a pessoa descobre, é porque o problema já apresentava sinais. Por isso, é importante medir essas taxas e caso demonstre alterações, seja possível tratar rapidamente.


Vacinação

Manter a carteira de vacinação da criança em dia é uma forma de evitar doenças graves; o pediatra pode checar a carteira de vacinação durante a consulta também.


Cuidar é essencial!

Viu como a ida da criança ao pediatra é importante? Se sempre cuidada com carinho e saudável na infância, com boa alimentação, horários de sono organizado e carinho da família, com certeza, será um jovem e adulto livre de problemas!


Agende agora uma consulta com um pediatra para seu filho, clique para agendar.


Posts Em Destaque
Posts Recentes