Motivos para levar as crianças ao dentista


Quando a criança não está tão bem, você leva ela ao pediatra, quando reclama da vista, leva ela ao oftalmologista, e quando reclama de dor no dentinho? Deve ser momento de levá-la ao dentista (odontopediatria).


Ao desconfiar que a criança tenha tido alguma lesão bucal ou lesão cariosa é importantíssimo essa ida ao profissional, que também é um caminho para a prevenção.


Clique aqui para agendar sua consulta com dentista


A primeira visita ao consultório odontológico, às vezes, pode trazer muitas dúvidas aos pais, elas são valiosas e devem ser sanadas para que a criança cresça um adulto com dentes saudáveis.


O barulhinho do equipamento pode até assustar, mas se a criança for acostumada a ir ao dentista desde os primeiros anos de vida, é possível que ao longo do tempo ela tenha uma relação mais amigável com o profissional.


Motivos para levar a criança ao dentista

Levar a criança ao dentista por volta dos 6 meses de idade é muito bom para que os pais recebam orientações importantes, inclusive para que ouçam sobre a higienização da cavidade oral que ajuda na prevenção de cáries nos primeiros dentes do bebê.


Ela também é essencial para que, como já mencionado, a criança acostume estar dentro de um consultório odontológico.


Vale lembrar que as consultas devem ser momentos agradáveis e trazer boas lembranças para as crianças, para que depois não passe a ser uma “tortura” para a criança.


Problemas bucais mais comuns nas crianças.

Entre alguns dos problemas bucais mais comuns entre as crianças, a cárie é a mais frequente, contudo existem outras, como:

  • Bruxismo: ranger ou apertar dos dentes durante o sono

  • Periodondite: inflamação na gengiva

  • Halitose: mais conhecido como “mau hálito”

  • Gengivoestomatite: inflamação da mucosa oral causada pelo vírus da herpes.

Como ajudar seu filho a cuidar dos dentes

É muito importante acompanhar a escovação da criança até que ela complete uma idade em que consiga fazer isso bem e sozinho.


Você deve também ajudá-la a escovar os dentes e mostrar para ela como deve usar o fio dental, além de incentivá-la a se alimentar bem e evitar alimentos que causam cáries, principalmente doces.


Incentive também a criança a ir ao dentista e explique a importância da visita para que ele mesmo possa perceber que as consultas regulares são o melhor caminho para um sorriso bonito e saudável.

Mas quando levar o filho pela primeira vez ao dentista?

É recomendado que nos primeiros anos de vida a criança seja levado para uma visita a um dentista, logo ali nos primeiros anos de vida quando os primeiros dentes começam a surgir, pois assim, é possível acompanhar de perto a evolução da saúde bucal da criança.


Mas também pode ser recomendado que o bebê seja acompanhado já nos primeiros meses de vida. Até porque neste momento eles já usam chupetas e chupam dedo e isso pode trazer más consequências, como a má formação do céu da boca e dentes encavalados.

Agende a consulta com o dentista

Mesmo que os dentes aparentemente não demostrem problemas, é importante levá-lo ao dentista para ver se realmente está tudo certo com sua saúde bucal e receber as orientações para o cuidado ideal com os dentes.


Além disso, é uma forma de prevenção. Prevenção é o melhor caminho para evitar problemas futuros.


Vamos descobrir como vai a saúde bucal da sua criança? Fale agora com um de nossos dentistas agora :)


Clique aqui para agendar sua consulta com dentista


Posts Em Destaque
Posts Recentes