Insolação: um dos perigos do verão!
O calor do verão chegou e muita gente aproveita o mês de férias para se refrescar em praias e piscinas. Mas o que alguns podem esquecer é de ter cuidado com o excesso de sol e ter uma insolação.
A insolação é caracterizada por vermelhidão na pele, dor de cabeça, mau estar, tontura, febre e em alguns casos, alteração no nível de consciência da pessoa.
Ela acontece devido ao aumento rápido da temperatura do corpo, o que surge devido a exposição prolongada ao sol, ambientes muito quentes ou na prática de atividade física de forma bastante intensa.
Maus da insolação para a saúde
Ela apresenta alguns sinais, como mau estar, tontura e dor de cabeça, mas apesar desses sintomas leves, pode causar outros problemas mais graves para a saúde, como:
Queimaduras de 2º ou 3º grau
Aumento do risco de infecção, devido ao fato de ocorrerem queimaduras
Desidratação
Vômitos e diarreia, o que também pode levar à desidratação
Alterações nervosas, como convulsões, danos cerebrais e coma
Estes perigos existem porque pode haver falha no mecanismo de transpiração da pessoa acometida, o que faz com que ela não tenha a temperatura do corpo regulada e permaneça elevada, mesmo que saia do sol.
Além, disso, o aumento rápido da temperatura do corpo faz com que a pessoa acometida perca de forma rápida água, vitaminas e sais minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
O que fazer em caso de insolação
É importante que a pessoa fique em um local arejado, sem sol e beba bastante líquidos para evitar desidratação.
Nos casos em que os sintomas não melhoram e a pessoa continua a sentir tonturas, dor de cabeça ou vômitos, por exemplo, é importante ir iao médico para uma avaliação.
Como prevenir a insolação:
Passar protetor solar pelo menos 15 minutos antes de ficar debaixo do sol
Beber muitos líquidos ao longo do dia
Evitar ficar debaixo do sol nas horas de maior calor, entre 12 h e as 16 horas
Se a pessoa estiver na praia ou se for constantemente à água, deve passar protetor solar de 2 em 2 horas
Usar bonés e chápeus
E se precisar ajuda médica, pode contar com nosso corpo clínico que está a disposição para atendimento. Clique para agendar.
Comments