Insolação: um dos perigos do verão!


O calor do verão chegou e muita gente aproveita o mês de férias para se refrescar em praias e piscinas. Mas o que alguns podem esquecer é de ter cuidado com o excesso de sol e ter uma insolação.


A insolação é caracterizada por vermelhidão na pele, dor de cabeça, mau estar, tontura, febre e em alguns casos, alteração no nível de consciência da pessoa.


Ela acontece devido ao aumento rápido da temperatura do corpo, o que surge devido a exposição prolongada ao sol, ambientes muito quentes ou na prática de atividade física de forma bastante intensa.


Maus da insolação para a saúde

Ela apresenta alguns sinais, como mau estar, tontura e dor de cabeça, mas apesar desses sintomas leves, pode causar outros problemas mais graves para a saúde, como:

  1. Queimaduras de 2º ou 3º grau

  2. Aumento do risco de infecção, devido ao fato de ocorrerem queimaduras

  3. Desidratação

  4. Vômitos e diarreia, o que também pode levar à desidratação

  5. Alterações nervosas, como convulsões, danos cerebrais e coma

Estes perigos existem porque pode haver falha no mecanismo de transpiração da pessoa acometida, o que faz com que ela não tenha a temperatura do corpo regulada e permaneça elevada, mesmo que saia do sol.

Além, disso, o aumento rápido da temperatura do corpo faz com que a pessoa acometida perca de forma rápida água, vitaminas e sais minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O que fazer em caso de insolação

É importante que a pessoa fique em um local arejado, sem sol e beba bastante líquidos para evitar desidratação.

Nos casos em que os sintomas não melhoram e a pessoa continua a sentir tonturas, dor de cabeça ou vômitos, por exemplo, é importante ir iao médico para uma avaliação.

Como prevenir a insolação:

  • Passar protetor solar pelo menos 15 minutos antes de ficar debaixo do sol

  • Beber muitos líquidos ao longo do dia

  • Evitar ficar debaixo do sol nas horas de maior calor, entre 12 h e as 16 horas

  • Se a pessoa estiver na praia ou se for constantemente à água, deve passar protetor solar de 2 em 2 horas

  • Usar bonés e chápeus

E se precisar ajuda médica, pode contar com nosso corpo clínico que está a disposição para atendimento. Clique para agendar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags