Importância do cuidado da saúde da mulher





Outubro é um mês dedicado 100% aos cuidados com a saúde da mulher. Especialmente, com foco na prevenção para evitar possíveis problemas e levar uma vida com qualidade e bem-estar.


Acontece que se a mulher tem hábitos saudáveis no dia a dia, ela consegue levar uma vida mais leve e livre de situações surpresas.


Clique aqui para agendar sua consulta com ginecologista.


Câncer do colo do útero

Uma delas, por exemplo, é o câncer do colo do útero. Esse tipo de câncer é causado, na maioria das vezes, pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) que pode ser detectado pelo ginecologista.


Ele também chamado de câncer cervical, que é uma alteração maligna que envolve as células do útero.


Sintomas do câncer de colo do útero

· Sangramento vaginal sem causa

· Corrimento vaginal alterado

· Dor abdominal ou pélvica constante

· Sensação de pressão

· Vontade de urinar mais frequente

· Perda rápida de peso


Na prevenção desse vírus, o grande exame a ser realizado é o papanicolau que vai observar a presença de células alteradas no material colhido da vagina e do colo do útero.


Nódulos mamários

Uma outra patologia que também pode ser observada e tratada, são os nódulos mamários.


​O nódulo na mama é um pequeno caroço que, muitas vezes, não é sinal de câncer de mama, é apenas uma alteração benigna, como fibroadenoma ou um cisto.


Desta forma, se suspeitar do nódulo caso cause alterações no tamanho e na forma da mama, ou caso haja histórico familiar de câncer de mama.


E se caso, seja visto um nódulo durante o autoexame da mama, é muito importante a ida ao médico para a avaliação e realização de exames.


Mioma uterino

Também tem o mioma uterino que é caracterizado por ser um tumor benigno mais comum da pelve feminina e, normalmente, deve se dar atenção quando tem sangramento fora do período menstrual ou até mesmo em excesso.


Seu diagnóstico é feito através de exame ginecológico, ultrassom transvaginal e possivelmente histeroscopia e ressonância magnética.


Entre essas e outras patologias, o mais importante é se cuidar e prevenir.


Há quanto tempo você não vai ao médico?

Se for difícil responder é porque está na hora de fazer uma consulta de rotina.


Toda mulher independente da idade deve visitar o ginecologista de forma regular desde o início da primeira menstruação e segue regular durante os próximos anos.


Contudo, os exames solicitados pelo medico podem variar de acordo com o perfil de cada paciente.


Exames essenciais para a saúde feminina

Alguns exames são essenciais para isso, de acordo com cada necessidade, como por exemplo, o papanicolau (detecta alterações nas células do colo do útero), rastreamento do câncer de Mama (diagnostica o câncer de mama), ultrassom transvaginal (detecta doenças ginecológicas, como miomas e cistos no ovário), além dos exames laboratoriais.


Na Clínica Acesso Saúde temos pacotes de check-up especiais dedicados a cada fase da mulher.

Saiba mais através dos contatos (11) 3588-3818 e (11) 93803-3932.


Agende sua consulta

E se você quer cuidar da sua saúde física e ginecológica, agende sua consulta, ficaremos muito felizes em cuidar de você.


Clique aqui para agendar sua consulta com ginecologista.



Posts Em Destaque