Diabetes: o que é, tipos, sintomas, causas, tratamento
A diabetes (Diabetes mellitus) é uma doença metabólica crônica que é caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar/glicose no sangue.
Isso acontece porque a insulina, que é o hormônio que transporta a glicose do sangue para o interior das células não é produzida ou não funciona de forma correta, fazendo com que o açúcar vá se acumulando no sangue ao invés de ser gasto nas células do corpo.
Tipos de diabetes e causas
A doença da diabetes é dividida em 4 principiais tipos, são eles:
Diabetes tipo 1 – o menos comum e surge desde o nascimento da criança. É considerada uma doença autoimune, porque o próprio sistema imune ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina.
Diabetes tipo 2 – é o tipo mais comum e ocorre porque há uma resistência a insulina que aparece ao longo da vida, geralmente devido a maus hábitos alimentares.
Diabetes gestacional – é a diabetes que ocorre durante a gestação e está ligada a produção pela placenta de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina.
Pré-diabetes – ocorre porque o nível de açúcar no sangue está aumentado, mas ainda não é o suficiente para dar o diagnóstico de diabetes.
Ademais, existem outros tipos mais raros de diabetes, como a latente autoimune do adulto ou a diabetes desencadeada pelo uso de medicamentos.
Sintomas da diabetes
Alguns dos sintomas mais comuns da diabetes, podem incluir:
Boca seca
Sensação de sede exagerada
Vontade frequente para urinar
Cansaço fácil
Alterações da visão
Aumento da fome
Geralmente os sinais da diabetes tipo 2 aparecem ao longo da vida devido a maus hábitos alimentares, especialmente ao consumo exagerado de açúcares e carboidratos.
E os sintomas da diabetes tipo 1, normalmente surgem durante a infância. Já a diabetes gestacional surgem durante os exames de rotina do pré-natal.
Diagnósticos
O diagnóstico da diabetes pode ser feito através de exames que avaliam a quantidade de glicose.
Contudo, um dos exames mais solicitados é o glicemia de jejum, que com ele é possível após um período de jejum avaliar a quantidade de glicose no sangue.
Tratamento para diabetes
O tratamento da diabetes tem como ideia melhorar a qualidade de vida, aliviando os sintomas, e evitar o desenvolvimento de complicações de saúde mais graves.
Em alguns casos, os tratamentos são gerais, como planejar o tipo de alimentos que se ingere e fazer exercício físico regular. Mas há outras especificações de cada tipo e de acordo com as orientações do médico especialista.
Possíveis complicações
Quando não se trata a diabetes, os níveis de açúcar no sangue podem ficar elevados por muito tempo e causar alguns danos em diferentes órgãos. Além de aumentar o risco de infecções e bactérias.
Consulte um médico
Falar com um médico é o principal caminho para a realização do tratamento correto. Portanto, é importante também sempre realizar check-up regulares para prevenir e evitar doenças.
Comments