Como acontece a transmissão da tuberculose e como evitar?



A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, mais conhecido como bacilo de Koch (BK), que entra no organismo por através das vias aéreas superiores e se aloja no pulmão ou em outras partes do corpo.


Para agendar a sua consulta, clique aqui.


Os sintomas, geralmente, são ligados ao local aonde a bactéria se aloja. Por isso, é sempre importante consultar um médico pneumologista ou clínico geral, caso surjam sintomas para que assim se inicie o tratamento adequado.


Seus sintomas estão, principalmente, relacionados ao desenvolvimento da bactéria nos pulmões.


Pode ter tosse seca e persistente com ou sem sangue, perda de peso, dor no peito ao tossir e dificuldade respiratória.


Contudo, quando a bactéria se desenvolve em outros órgãos, é possível que haja outros sintomas, como cansaço excessivo, febre, suor noturno, febre e inchaço no local em que a bactéria está instalada.


Tipos de tuberculose


Os tipos variam de acordo com o local em que a bactéria da tuberculose se instala e se desenvolve, como:


Tuberculose pulmonar: É a forma mais comum da doença e ocorre devido a entrada do bacilo nas vias respiratórias superiores e alojamento nos pulmões.


Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos.


Tuberculose óssea: Apesar de não ser muito comum ocorre quando o bacilo consegue penetrar e se desenvolver nos ossos.


Tuberculose ganglionar: É causada pela entrada do bacilo no sistema linfático, podendo acometer os gânglios do tórax, virilha, abdômen ou, mais frequentemente, do pescoço.


Tuberculose pleural: Ocorre quando o bacilo acomete a pleura, tecido que reveste os pulmões, causando intensa dificuldade em respirar.


Como acontece a transmissão?

A transmissão pode acontecer pelo ar, de pessoa para a outra pessoa por meio da inspiração de gotículas infectadas liberadas através da tosse, fala ou espirro.


A transmissão só pode ocorrer se tiver comprometimento pulmonar e até 15 dias após o início do tratamento.


Pessoas que têm o sistema imune comprometido por doenças ou devido à idade, que fumam e/ou consumem drogas têm mais chances de serem infectadas pelo bacilo da tuberculose e desenvolverem a doença.


Como é feito o tratamento

O tratamento para tuberculose feito de acordo com o diagnóstico de cada paciente, portanto, ao qualquer sinal, é importante consultar um médico para análise e início dos cuidados.

Para agendar a sua consulta, clique aqui.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo