Como é feito o diagnóstico das hepatites virais


As hepatites virais são conhecidas como doenças silenciosas por muitas das vezes não apresentar sintomas e agora você confere como identificar seus diferentes tipos e como se prevenir:


Elas são doenças que provocam inflamação no fígado, e geralmente não apresentam sintomas. Elas são causadas pelos de hepatites A, B, C e D. A hepatite E é mais comum na Ásia e África.


Clique aqui para agendar agora mesmo sua consulta.


Para realizar o diagnóstico correto da hepatite é feito um mapeamento para identificar os sintomas do paciente e identificar fatores de rico que podem ter sido os responsáveis pelo surgimento da doença.


Depois disso, é possível que o médico defina quais os exames a serem realizados para saber qual a causa o tipo e o tratamento adequado para a hepatite que o paciente está.


Seus sintomas mais comuns

  • Cansaço

  • Febre

  • Mal-estar

  • Tontura

  • Enjoo

  • Vômitos

  • Dor abdominal

  • Pele e olhos amarelados

  • Urina escura

  • Fezes claras

Como as hepatites são transmitidas?


Hepatite A

Sua transmissão acontece de forma fecal-oral (pode ser transmitida através do contato entre pessoas), quando há condições precárias de saneamento básico, como comida contaminada, mãos sujas de fezes objetos já contaminados pelo vírus.


Hepatite B

É uma doença sexualmente transmissível, mas também pode acontecer através de compartilhamento de seringas, agulhas compartilhadas


Hepatite C

A transmissão da hepatite C acontece através do sangue, e outras formas semelhantes a hepatite B.


Hepatite D

Apenas se contrai hepatite D quem já está contaminado pela hepatite B.


Hepatite E

A transmissão é semelhante à da hepatite A, mas é mais comum em países da Ásia.


Como saber que é hepatite viral?

Tem exames de sangue próprios para saber se a pessoa tem hepatite B, C e D. Já no caso de hepatite A, dá para fazer o exame de sangue e investigar através de histórico familiar e contatos que a pessoa teve com outro contaminado.


Alguns cuidados podem ser tomados para evitar a transmissão:


Tomar a vacina contra hepatite A e B, usar sempre preservativo, exigir material descartável em manicure, consultórios odontológicos, estúdios de tatuagem, não compartilhar seringas ou escova de dente, não tomar banho em rios, manter a higienização de alimentos, lavar bem pratos e talheres, lavar e cozinhar bem os alimentos entre outros.


Fale com seu médico

Se não diagnosticada as hepatites podem levar a problemas agudos ou crônicos, como cirrose ou câncer de fígado.


E muita das vezes ela se apresenta de forma silenciosa e com sintomas parecidos com de doenças mais comuns. Portanto, é muito importante ficar atento aos sinais e caso, necessário, fazer exames para diagnosticar e tratar a doença.

Clique aqui para agendar agora mesmo sua consulta.




Posts Em Destaque