Combate ao estresse - Como lidar com o estresse em tempos de pandemia





Com tanta correria, informação e atividades do dia a dia sempre aparece alguém dizendo que está estressado, não? Mas o que é o estresse?


O estresse é uma tensão que estimula o estado emocional (excitação) de forma que perturba a homeostasia (estado de equilíbrio de diversas funções do corpo) e assim pode ter consequências nada agradáveis com frequência e intensas, já que, o estresse funciona como um sistema de defesa do organismo a frente de situações de tensão.


Clique aqui para agendar sua consulta com psicólogo.


Causas do estresse

O estresse pode ter várias causas por diversas áreas da vida, como:


Social: desejo por aprovação dentro de um grupo onde a pessoa quer ser aceita, ao se preocupar com contas para pagar, acúmulo de dividas, não ter tempo para lazer e hobbys, muito tempo no trânsito durante a rotina, alguma doença na família entre outros.


Trabalho: perder o emprego, emprego novo, assédio moral, sobrecarga de trabalho, intensa competição na equipe, insatisfação com o emprego entre outros.


Emocional: baixa-autoestima, ansiedade, medos entre outros.


Sinais do estresse

· Falta de vontade de fazer atividades que fazia antes

· Falta de concentração

· Irritabilidade

· Insônia

· Cansaço físico e mental

· Dores de cabeça, dores de estomago e musculares

· Transtornos alimentares


Como você pode tratar o estresse?

Para tratar um problema que surge como forma de defesa do organismo a frente de situações de tensão, é importante olhar para dentro de si e trabalhar o autocuidado.


Algumas ações que você pode ter no dia a dia, são:

  • Fazer atividade física

  • Cuidar bem da alimentação

  • Rever suas próprias emoções

  • Ter tempo para lazer

  • Aprender a dizer não

Ajuda psicológica

Agora, se nesse período, você tem percebido sinais de estresse e isso já está afetando sua vida pessoal, social e profissional é importante procurar ajuda do psicólogo, profissional da saúde da mente para cuidar desses conflitos e te ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz, até porque o estresse pode causar outras doenças.


Clique aqui para agendar sua consulta com psicólogo.


Posts Em Destaque