Ceratocone e a oftalmologia no Acesso Saúde



Visão embaçada, hipersensibilidade à luz e enxergar imagens "fantasma" são sinais de uma doença ocular degenerativa chamada ceratocone.


Ela provoca deformação na córnea (membrana transparente que protege os olhos), tornando-a mais fica até adquirir uma forma de um pequeno cone.


Normalmente o ceratocone começa a surgir por volta dos 16 anos e começa com a dificuldade para enxergar de perto e sensibilidade a luz que são causadas devido a deformação da membrana do olho que acaba desfocando os raios de luz dentro do olho.


Clique para agendar a sua consulta com oftalmologista.


O ceratocone não tem sempre cura, porque depende do grau da doença no olho.


Em casos mais simples, o uso de lentes pode ajudar, mas em casos mais graves, pode ser necessário, por exemplo, o uso de cirurgia para transplante de córnea.


Sintomas de ceratocone

Seus sintomas podem ser percebidos ainda na adolescência, podendo progredir por volta dos 30 anos e, muitas vezes, atinge os 2 olhos ao mesmo tempo.


Alguns de seus sintomas mais comuns, são:

· Visão embaçada

· Coceira no olho

· Visão dupla

· Hipersensibilidade à luz

· Enxergar imagens "fantasma"

· Dor de cabeça


Os sintomas são muito parecidos com os de outras doenças oculares, mas o maior diferencial é que há uma piora maior e em pouco tempo, obrigando a pessoa a trocar constantemente de lente.


Como é o diagnóstico

Seu diagnóstico é feito por um oftalmologista por meio de uma avaliação dos sintomas e os exames realizados.


Um dos exames essenciais é para analisar a curvatura da córnea, a topografia de córnea ou ceratoscopia. Tudo depende do diagnóstico médico e qual o caminho ele irá tomar.


Possíveis causas

Suas causas não são muito bem esclarecidas, mas acredita-se que possam ser decorrentes de diversos fatores, como doenças oculares e/ou genética.


Algumas situações podem aumentar a chance de ceratocone, como:


· Ceratoconjuntivite

· Amaurose de Leber

· Retinose pigmentar

· Esfregar com frequência os olhos de forma agressiva


Tratamento para ceratocone

O tratamento para essa doença inicialmente é feito por um oftalmologista e, geralmente, é indicado o uso de óculos e lentes rígidas para correção do grau de visão.


Oftalmologista Acesso Saúde

Se você tem algum sintoma desses citados ou suspeita de alguma doença ocular, fale imediatamente com um oftalmologista para tratar de forma precoce qualquer patologia que seja.


Ou caso, não tenha nenhum problema, é importante visitar o oftalmologista de forma regular para prevenção de doenças.


Clique para agendar a sua consulta com oftalmologista.



Posts Em Destaque
Posts Recentes