6 doenças associadas à obesidade


A obesidade é uma doença que tem como característica o excesso de peso. Ela é facilmente identificada através do peso, altura e idade do paciente.


Geralmente, ela se atribui por meio dos hábitos alimentares inadequados, como ingestão exagerada de calorias ligadas ao sedentarismo e que contribui para o aumento da reserva de gordura e peso corporal e também o aumento do risco de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto.


Clique aqui e agende sua consulta.


As doenças causadas pela obesidade são geralmente controladas ou curadas através do processo de emagrecimento.


Fazer exercício, no mínimo 3 vezes por semana, como andar de bicicleta e pequenas caminhadas diárias ajudam a prevenir doenças, por exemplo.


Algumas das doenças ligadas a obesidade, podem ser:


Colesterol alto

Além da gordura visível na barriga, coxas ou quadril, a obesidade também causa o acúmulo de gordura no interior dos vasos sanguíneos em forma de colesterol que aumenta o risco de, por exemplo, AVC ou infarto.


Hipertensão

O excesso de gordura acumulada dentro e fora dos vasos sanguíneos dificulta a passagem do sangue pelo corpo, forçando o coração a trabalhar com mais força, o que não só aumenta a pressão arterial como pode levar ao surgimento de uma insuficiência cardíaca ao longo do tempo.


Diabetes

O aumento da ingestão calórica faz com que a insulina produzida pelo corpo seja insuficiente para todo o açúcar que é ingerido na alimentação, acumulando-se no sangue. Além disso, o próprio corpo começa a resistir à ação da insulina, facilitando o desenvolvimento de diabetes do tipo 2. Este tipo de diabetes é facilmente revertido com o emagrecimento e alguma atividade física.


Problemas respiratórios

O peso excessivo da gordura sobre o pulmão dificulta a entrada e saída de ar, o que geralmente leva a uma síndrome potencialmente fatal, que é a apneia do sono.



Como saber se tenho obesidade?

É considerada obesidade quando o índice de massa corporal (IMC) é igual ou superior a 35 kg/m².


Fale com seu médico


É importante seguir um plano e estabelecer regras que devem ser seguidas independente da vontade para ter uma vida com saúde e sem doenças. Inclusive o nutricionista, cardiologista e o clinico geral.


Clique aqui e agende sua consulta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo