5 exames essenciais para evitar doenças do coração



O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. E são diversas as doenças que podem surgir e levar a óbito, como, pressão alta, infarto ou diabetes.


Portanto, para evitar problemas, é essenciais manter os exames em dia para não ter surpresas inesperadas.


Agende o cardiologista clicando aqui.


Separamos 5 exames que são importantes para quem deseja cuidar e se prevenir com os cuidados da saúde do coração.


Lembrando que tudo é sempre indicado pelo cardiologista., portanto, sempre converse com seu médico.


1. Eletrocardiograma

Este exame serve para avaliar o ritmo cardíaco. Ele é realizado com o paciente deitado e coloca-se cabos e pequenos contatos metálicos sobre a pele do tórax.


Assim, ele avalia o funcionamento elétrico do coração. O eletrocardiograma detecta arritmias ou batimentos irregulares do coração.


Também pode avaliar o tamanho de algumas cavidades cardíacas.


É um exame que não dó e é rápido, podendo ser realizado até em consultório médico.


2. M.A.P.A

O M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é realizado com um aparelho para medir a pressão arterial com um aparelho por 24h, com intervalos definidos pelo cardiologista.


Ele serve para investigar a variação da pressão ao longo do dia. E também tem por ideia verificar se os remédios para controlar a pressão estão funcionando.


Os resultados são avaliados pelo médico e é recomendado que a pessoa enquanto usar o aparelho faça as atividades normais do dia a dia. E anotar os valores da pressão que teve durante o dia de uso.


3. Holter

O holter é um exame que serve para avaliar o ritmo do coração durante o dia e a noite. O período do exame, geralmente dura 24h para avaliar o ritmo cardíaco.


Ele também detecta arrítmicas cardíacas que podem surgir, sintomas de tontura, palpitação ou desmaio que pode causar descompasso no coração.


Além de servir para avaliar o efeito de remédios e o efeito de marca passos.


4. Teste ergométrico

Conhecido também com teste de esforço é realizado para observar alterações na pressão arterial ou do ritmo cardíaco ao fazer algum esforço.


O teste imita situações onde a pessoa exige do corpo, como para subir escadas, e que podem causar desconforto e risco de infarto.


Ele avalia o esforço e se há presença de falta de ar ou arritmias, presença de dor no copo, o que podem indicar possíveis riscos de problemas, como a ou insuficiência do coração.


6. Ecocardiograma

É como se fosse um ultrassom do coração. Ele captura imagens, que avalia o tamanho do coração, a espessura das suas paredes, funcionamento das valvas cardíacas e a quantidade de sangue bombeada.


Ele não dói, e geralmente é realizado para avaliar se o paciente tem sintomas, como, inchaço nas pernas e falta de ar e que possa indicar alguma insuficiência do coração.


Agende seus exames

Para saber quais exames são necessários e importantes para você, é importante consultar um cardiologista para que assim pode analisar qual o melhor tratamento para você.

Você pode agendar agora, clicando aqui.


Posts Em Destaque
Posts Recentes