Setembro amarelo: a prevenção ao suicídio deve ser prática diária

Buscando alertar a população sobre a prática de suicídio no país, o Setembro Amarelo chama a atenção para a importância do apoio profissional e familiar em casos de depressão – um mal silencioso que é causa da morte de 32 pessoas por dia no Brasil.

As tentativas de suicídio ou sua prática efetiva envolvem sempre uma grande dose de sofrimento, tensão, angústia e desespero. Esta dor da alma pode ser real ou ser a consequência de uma crise de natureza afetiva, de uma conturbação mental, como, por exemplo, a psicose no seu grau mais agudo, ou de uma depressão com sintomas delirantes. Se estes estados alterados da mente vêm acompanhados do consumo de drogas e de álcool, a ação é potencializada significativamente, o que torna a atitude suicida praticamente inevitável. O indivíduo pode ou não deixar uma explicação de seu ato para familiares e amigos, através de uma nota ou de uma carta.

Quando cuidamos da saúde mental, nossos relacionamentos se tornam mais saudáveis. Esses cuidados auxiliam na proteção para adoecimentos tanto físicos quanto mentais. A prática de exercícios físicos é um exemplo disso. Ao se exercitar, além de cuidados com o corpo, há uma produção de substâncias orgânicas que influenciam diretamente no nosso controle mental.

Os profissionais de saúde, portanto, precisam estar preparados para esse tipo de cuidado. Isso é desenvolvido por meio de conhecimento, através de relacionamento interpessoal e na capacidade de ouvir. É fundamental estudar, desenvolver habilidades e, principalmente, saber ouvir.

Já conhece a Clínica Med? Ligue agora (11) 2690-8571 | WhatsApp: (11) 97272-0115 ou venha nos visitar no Largo São Bento 98 - Centro histórico.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

PARCEIRA

Responsável Técnica: Dra Roseli Folchini Boross - CRM: 59.032/SP | Responsável Técino Odontológico: Ricardo Teruo Morishita - CROSP: 66111

© 2021 por GC. 

Visualize nossa Política de Privacidade para exclarecimentos sobre nosso site.